Vaga Para Analista Em Gestão Do Risco De Desastres


A equipa de Gestão do Risco de Desastres (GRD) pretende recrutar um profissional júnior para apoiar a implementação da carteira de GRD em Moçambique, com enfoque no aviso prévio, prontidão e resposta a desastres.

Deveres e Responsabilidades

O Analista de Gestão de Risco de Desastres (Consultor) irá participar na implementação dos serviços e operações de assistência técnica em Moçambique, e irá desempenhar as seguintes responsabilidades e funções:

• Contribuir activamente e auxiliar a equipa de trabalho na implementação de projectos de gestão de risco de desastres e resiliência climática, fornecendo insumos e preparar diversos produtos / resultados técnicos e manter uma comunicação activa com os clientes conforme necessário, sob a supervisão do líder da equipa e especialistas seniores.

• Contribuir para a implementação e supervisão das operações de GRD, incluindo a revisão de projectos técnicos, Termos de Referência, especificações e documentos de licitação, participar de missões de supervisão e preparação de documentação de relatório interno.

• Participar da revisão de documentos técnicos ao longo dos vários estágios de aquisição de serviços, bens e obras financiadas pelos projectos.

• Participar das missões dos Projectos: (i) responder e coordenar com a equipa interna e clientes; (ii) preparação de aspectos logísticos das missões; (iii) convocar reuniões com clientes e doadores; e (iv) redigir e contribuir nos documentos relevantes das missões.

• Dar suporte operacional no caso de emergência relacionada a um desastre no país / região. Isso pode incluir a participação em missões de Avaliação de Danos e Necessidades Pós-Desastre.

• Fornecer contribuições para as Ajudas de Memória, relatórios dos projectos e propostas de Fundo Fiduciário, entre outros em coordenação com outros membros da equipa.

• Apoiar na gestão das actividades e programas dos Fundos Fiduciários (TF) em estreita consulta com o coordenador do TF e os membros da equipa, incluindo revisão de propostas de subsídios, consulta sobre questões técnicas, preparação de relatórios de progresso, informe de projectos, desembolsos e controle de qualidade dos resultados.

• Auxiliar na elaboração de respostas a solicitações extemporâneas de informações por actores internos e externos (por exemplo, resumos dos projectos do sector, relatórios de eventos históricos, estudos de caso, etc.)

• Apoiar os Parceiros de Desenvolvimento e Coordenação de Doadores em questões relacionadas ao Projecto.

Critérios de Selecção

• Mestrado numa área relevante para a gestão de risco de desastres (ou seja, GRD, Meio Ambiente; Engenharia Ambiental, Geografia, Meteorologia, Hidrologia, Gestão de Recursos Hídricos) ou área relacionada (obrigatório, exclusivo).

• Mínimo de 3 anos de experiência, ou combinação equivalente de educação e experiência em pelo menos uma das seguintes áreas:

Avaliação de risco climático e de desastres; serviços de aviso prévio e hidrometeorológicos; gestão de risco de desastres baseada na comunidade;

Gestão ambiental, bem como redução e gestão de riscos de cheias / secas (obrigatório, exclusivo). (NOTA: pesquisas acadêmicas em GRD, Adaptação às Mudanças Climáticas e outros estudos de desenvolvimento também serão aceites).

• Experiência em projectos ou programas de gestão de risco de desastres em Moçambique, (obrigatório, exclusivo), incluindo a nível comunitário (pontos extra, não exclusivo).

• Experiência em sistemas de aviso prévio de ciclones e cheias em Moçambique, incluindo a nível da comunidade (pontos extra, não exclusivos).

• Experiência em trabalho analítico em questões de gestão do risco de desastres e / ou mudanças climáticas (obrigatório, exclusivo).

• Experiência na implementação de projectos de investimento em questões de gestão do risco de desastres seria uma vantagem (pontos extras, não exclusivos).

• Experiência no diálogo de políticas sectoriais em questões de gestão do risco de desastres e mudanças climáticas seria uma vantagem (pontos extras, não exclusivos).

• Experiência na gestão de fundos fiduciários no Banco Mundial seria uma vantagem (pontos extras, não exclusivos).

• Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita em Inglês (obrigatório) e Português (obrigatório), bem como conhecimentos avançados de informática (Microsoft Office).

• Excelentes habilidades organizacionais e de gestão de tarefas, com atenção adequada aos detalhes e capacidade de priorizar o trabalho entre várias demandas concorrentes e com prazos apertados (obrigatório, exclusivo).

Processo de Candidatura

Os candidatos qualificados são convidados a submeter os seus curriculum vitae e carta de manifestação de interesse para o e-mail: drmselections@worldbank.org . A data de encerramento é 10 de Agosto de 2021