Vaga para Especialista em TA WASH (Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Energia)


O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Para salvar suas vidas. Para defender seus direitos. Para ajudá-los a realizar seu potencial.

Em 190 países e territórios, trabalhamos para todas as crianças, em todos os lugares, todos os dias, para construir um mundo melhor para todos.

E nunca desistimos.

Para cada criança, um campeão

https://www.youtube.com/user/UnicefMozambique/videos

Como você pode fazer a diferença?

A região da África Oriental e Austral sofre de sérios problemas ambientais agravados pelas mudanças climáticas, incluindo desmatamento, erosão do solo, desertificação, degradação de áreas úmidas e inundações. A região da ESA também hospeda vários pontos críticos de mudanças climáticas, onde fortes efeitos físicos e ecológicos das mudanças climáticas se unem a grandes populações de comunidades pobres e vulneráveis. Os impactos das mudanças climáticas sobre a escassez de água, o acesso à energia e a degradação ambiental, em última análise, afetam mais as crianças, embora sejam as menos responsáveis ​​pela crise climática. Globalmente, milhões de crianças são afetadas por conflitos e fragilidade, mudanças climáticas, riscos naturais e poluição do ar, enquanto na região da ESAR, os problemas de escassez de água podem ser agravados pelos impactos das mudanças climáticas. Enfrentando as mudanças climáticas, a escassez de água,

MAIORES RESPONSABILIDADES:

  1. Desenvolvimento do programa, planejamento, coordenação, integração e suporte técnico e operacional às seções
  • Coordenar o envolvimento do UNICEF na área de clima, energia e meio ambiente dentro do UNICEF, de modo que o UNICEF integre progressivamente as ações de mudança climática em programas de escritório.
  • Fornecer orientação estratégica e técnica, aconselhamento e contribuições para as seções do UNICEF (CP, Saúde, WASH, Educação, HIV / AIDS e Adolescentes, Nutrição, Operações) em todos os aspectos do clima (mitigação, adaptação, resiliência), energia e planejamento ambiental, programação e implementação.
  • Apoiar os especialistas do Escritório Regional em Clima, Energia e Meio Ambiente na capacitação para avaliar, medir e implementar políticas, diretrizes, ferramentas, quadros de dados e práticas relacionadas com os padrões da indústria em soluções climáticas e de energia.
  • Identificar o nicho do UNICEF para abordar os impactos das Mudanças Climáticas nas crianças, aumentar a conscientização e planejar programas de apoio aos direitos das crianças e fortalecer os programas informados sobre os riscos.
  • Coordenar a formulação da narrativa abrangente, fundamentos climáticos para diferentes secções e marcos plurianuais em Moçambique em relação à energia climática e ambiente, determinando prioridades, linhas de base e medições de desempenho.
  • Servir como ponto focal e coordenador entre o Escritório de País em Moçambique e o Escritório Regional para o desenvolvimento de propostas de financiamento do clima.
  • Guia de seções sobre a aplicação dos quadros climáticos e ambientais nacionais, regionais e globais do UNICEF, incluindo padrões para capacidade e dimensionamento de energia, definindo e ajustando um roteiro de Moçambique, incluindo cronograma a ser vinculado aos resultados de produção
  • Orientar e apoiar o planejamento, desenvolvimento e implementação de abordagens estratégicas de clima, energia e meio ambiente, estratégias e iniciativas, planejamento e formulação dos resultados e resultados de produção, indicadores relacionados, linhas de base, metas e meios de verificação, garantindo o alinhamento com o Plano Estratégico do UNICEF , Os planos anuais da ZCO e em linha com os planos e prioridades do governo.
  • Prestar suporte técnico e operacional em todas as etapas do processo de programação para garantir o alcance dos resultados nas áreas de clima, energia e meio ambiente.
  • Avançar a programação intersetorial sinérgica, nos setores de WASH, Saúde, Nutrição, Proteção Social e Educação, para garantir que a programação climática tenha um impacto maior para as crianças.

2.  Coordenação e gestão da unidade de Clima e Meio Ambiente

  • Coordenar e gerenciar a equipe de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, garantindo um funcionamento eficiente voltado para as tarefas e a gestão do conhecimento.
  • Garantir que a Equipe de Clima e Meio Ambiente forneça apoio de Secretariado à Equipe de Greening de Moçambique.
  • Em coordenação com os especialistas de clima, energia e meio ambiente da RO, fortalecer a capacidade interna e capacidade de colaboração e com parceiros na adaptação às mudanças climáticas e redução do risco de desastres e adaptação para comunidades vulneráveis.

3.  Advocacia, geração de evidências, política e posicionamento do UNICEF nas mudanças climáticas e crianças

  • Fornecer dados abrangentes e atuais para informar o desenvolvimento de políticas e programas relacionados ao clima, planejamento, gestão e implementação de serviços sociais e infraestrutura adaptados e resilientes ao clima.
  • Coordenar pontos de advocacia nacionais, regionais e globais do UNICEF Moçambique e contribuições para a formulação de políticas nacionais e processos de revisão.
  • Coordenar a coleta e o desenvolvimento de dados nas áreas temáticas e setores do UNICEF em apoio à adaptação às mudanças climáticas, redução do risco de desastres e construção da resiliência climática por meio do uso de energia renovável de baixo carbono.
  • Participar de discussões estratégicas para influenciar as políticas e estratégias nacionais, sobre energia climática e meio ambiente
  • Apoiar a comunicação e a defesa de políticas em relação às mudanças climáticas, degradação ambiental e direitos da criança em Moçambique, e contribuir para os principais diálogos sobre políticas ambientais e climáticas nacionais (Planos de Ação Nacionais, Contribuições Nacionalmente Determinadas e estratégias climáticas nacionais).
  • Fornecer orientação técnica e assessoria política para funcionários do governo, setor privado e parceiros da sociedade civil sobre mudanças climáticas e riscos ambientais enfrentados pelas crianças, bem como políticas, estratégias e melhores práticas sensíveis às crianças.
  • Em coordenação e parceria com a seção de política social do UNICEF e outras partes interessadas institucionais e da ONU, apoiar análises de despesas públicas de financiamento e orçamento nacional para o clima e meio ambiente do setor público / privado.
  • Apoiar a coleta, gestão e avaliação de dados de vulnerabilidade de acordo com as principais áreas temáticas do UNICEF, a fim de apoiar a avaliação da vulnerabilidade focada na criança e atividades de mapeamento e melhorar a adaptação às mudanças climáticas, redução do risco de desastres e construção de resiliência climática.
  • Produzir materiais e produtos para a defesa de programas climáticos para promover a conscientização, estabelecer parcerias e apoiar a arrecadação de fundos para o desenvolvimento sustentável e resiliente ao clima.
  • Defender a melhoria do foco na criança dos investimentos de financiamento climático entre os parceiros.
  • Apoiar o ativismo juvenil pelo clima (ou seja, fortalecer o papel do Embaixador Jovem do Clima, plataformas de defesa da juventude como YOUNGO, Conferência da Juventude (COY), defesa da COP, etc.).

4.  Parcerias externas, mobilização de recursos e ligações aos esforços regionais e globais

  • Desenvolver parcerias estratégicas com parceiros de financiamento e desenvolvimento, bancos internacionais de desenvolvimento e o setor privado para melhorar a programação de clima, energia e meio ambiente
  • Identificar parceiros e pontos de entrada para envolvimento estratégico em relação ao impacto das mudanças climáticas nas crianças, bem como pontos de entrada estratégicos para envolvimento com o governo
  • Apoiar os pontos focais da seção na coordenação e implementação de propostas focadas em clima, energia e meio ambiente aprovadas, fornecendo revisão técnica sobre o conteúdo relacionado às mudanças climáticas e orientação sobre os requisitos de financiamento do financiamento do clima.
  • Preparar propostas de doadores de clima e meio ambiente, garantindo o alinhamento com o Plano Estratégico do UNICEF, a estratégia WASH global do UNICEF e o programa do País, bem como os planos e prioridades do governo.
  • Trabalhe em colaboração com doadores, o setor privado e parceiros regionais em programas de clima, energia e meio ambiente.
  • Garantir que o envolvimento do UNICEF na área de mudanças climáticas seja bem coordenado dentro e fora do UNICEF e com outras agências da ONU.
  • Apoiar a arrecadação de fundos para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, redução do risco de desastres e resiliência climática, de acordo com as principais áreas temáticas do UNICEF.
  • Construir e manter parcerias de trabalho estreitas com contrapartes governamentais e partes interessadas nacionais por meio do compartilhamento ativo de informações e conhecimentos para facilitar a implementação do programa e capacitar as partes interessadas para alcançar resultados de produção relacionados ao clima, energia e meio ambiente.
  • Construir, fortalecer e manter parcerias estratégicas e de trabalho estreitas com contrapartes governamentais, agências da ONU, agências doadoras, centros e instituições climáticas, ONGs, institutos de pesquisa e o setor privado para estimular a coordenação e colaboração nas áreas de resiliência climática e energia sustentável; incluindo o compartilhamento ativo de informações e conhecimentos para facilitar a implementação do programa e capacitar as partes interessadas para alcançar resultados sensíveis ao clima e ao meio ambiente.
  • Participar de discussões entre agências e parceiros de desenvolvimento, interagir com iniciativas e parcerias nacionais, globais e regionais para a resiliência climática e garantir que a posição, interesses e prioridades do UNICEF sejam totalmente considerados e integrados no planejamento e definição da agenda.

5.  Gestão do programa, monitoramento e entrega de resultados

  • Participar de exercícios de monitoramento e avaliação, revisões de programa e revisões setoriais anuais com o governo e outras contrapartes e preparar relatórios sobre os resultados das ações / intervenções necessárias no nível superior de gestão do programa.
  • Preparar / avaliar relatórios de monitoramento e avaliação para identificar lacunas, pontos fortes / fracos em programas e gestão, identificar e documentar as lições aprendidas.
  • Monitorar e relatar sobre o uso dos recursos do programa setorial (financeiros, administrativos e outros ativos), verificar o cumprimento das alocações aprovadas, regras organizacionais, regulamentos / procedimentos e compromissos dos doadores, padrões de responsabilidade e integridade. Relate os problemas identificados para permitir a resolução oportuna pela administração / partes interessadas.
  • Monitore ativamente as atividades apoiadas pelo UNICEF por meio de visitas de campo, pesquisas e troca de informações com parceiros, para avaliar o progresso, identificar gargalos e problemas potenciais e tomar decisões oportunas para resolver questões e / ou encaminhar a funcionários relevantes para intervenções oportunas.
  • Preparar relatórios de progresso setoriais para gestão, doadores e parceiros.
  • Mantenha-se informado sobre as tendências de desenvolvimento de clima, energia e meio ambiente, para obter a máxima eficiência e eficácia na concepção, gestão e implementação de programas.

6.  Inovação, gestão do conhecimento e capacitação

  • Fortalecer a capacidade interna do UNICEF e capacidade de colaborar com os parceiros na adaptação às mudanças climáticas e redução do risco de desastres e adaptação para comunidades vulneráveis
  • Desenvolver um plano de aprendizagem e capacitação para o CO de Moçambique e facilitar um treinamento sobre mudanças climáticas para o CO de Moçambique.
  • Apoiar a gestão e partilha do conhecimento nas áreas de incluindo o desenvolvimento de policy papers, briefs e outros materiais estratégicos de uso interno e externo, nas áreas de clima, ambiente e energia.
  • Desenvolver estudos de caso relacionados à implementação do programa e integração do clima, energia e meio ambiente nas estratégias de país, como os CPDs.
  • Gerenciar a implementação, monitoramento e documentação, incluindo pesquisa de ação climática e inovação (técnica ou sistemas), garantindo ao mesmo tempo um monitoramento rigoroso e um amplo compartilhamento de resultados.
  • Manter conhecimento geral sobre clima, política energética e ambiental, instituições e atividades programáticas, incluindo a Análise da Paisagem Climática para Crianças.
  • Preparar produtos de aprendizagem / conhecimento, abrangendo abordagens inovadoras e boas práticas para apoiar a programação climática.
  • Apoiar o desenvolvimento de casos de investimento em Moçambique CO usando dados de mercado para energias renováveis.
  • Liderar o desenvolvimento profissional de funcionários do UNICEF para garantir que a capacidade do setor permaneça atualizada, de acordo com os desenvolvimentos mais recentes, incluindo em Salvaguardas Ambientais e Sociais (ESS) e padrões da indústria para energia.
  • Iniciar e contribuir para a avaliação sistemática da análise das lacunas de capacidade do setor de clima e meio ambiente, em colaboração com o governo e outras partes interessadas, e apoiar o desenho de iniciativas para fortalecer as capacidades sistematicamente.

Para se qualificar como defensor de cada filho que você terá ...

Educação: 

  • É necessário um diploma universitário avançado em ciências ambientais, climatologia, geologia ou ciências da terra, mudança climática, redução do risco de desastres, gestão de recursos hídricos, engenharia, desenvolvimento social e econômico, desenvolvimento social e econômico, cooperação internacional ou outro campo técnico relevante.
  • Cursos de pós-graduação adicionais relevantes que complementem / suplementem o grau principal são desejáveis.
  • Um diploma de bacharel em combinação com 2 anos adicionais relevantes também pode ser considerado.

Experiência de trabalho:

  • Um mínimo de cinco anos de experiência profissional progressivamente responsável nos níveis nacional e / ou internacional no desenvolvimento de programas / projetos, com foco em países em desenvolvimento em áreas relacionadas à cooperação para o desenvolvimento na adaptação e mitigação das mudanças climáticas, meio ambiente e desenvolvimento socioeconômico.
  • Experiência em energia renovável é uma mais-valia.
  • Familiarizado com os direitos da criança e gênero no contexto das mudanças climáticas e meio ambiente. Conhecimento dos princípios de igualdade de gênero e programação sensível ao gênero.
  • A experiência anterior no UNICEF é uma vantagem.
  • É necessária experiência comprovada na aplicação de gestão baseada em resultados. 
  • Excelentes habilidades analíticas e de redação, habilidades de defesa e apresentação necessárias.
  • Capacidade demonstrada de trabalhar harmoniosamente em um ambiente multicultural e estabelecer relações de trabalho harmoniosas e eficazes dentro e fora de uma organização.

Requisitos de idioma:  É necessário fluência em inglês. Conhecimento de português, ou qualquer outra língua latina, é considerado um ativo.

Para cada criança, você demonstra ...

Os valores do UNICEF de Cuidado, Respeito, Integridade, Confiança e Responsabilidade (CRITA) e competências essenciais em Comunicação, Trabalho com Pessoas e Busca por Resultados.

As competências do UNICEF exigidas para este cargo são ...

  • Alimenta, lidera e gerencia pessoas (1)
  • Demonstra autoconsciência e consciência ética (1)
  • Trabalha em colaboração com outras pessoas (1)
  • Constrói e mantém parcerias (1)
  • Inova e abraça a mudança (2)
  • Pensa e age estrategicamente (1)
  • Impulsiona para alcançar resultados impactantes (2)
  • Gerencia ambigüidade e complexidade (2)

Para ver nossa estrutura de competências, visite  aqui .

Clique  aqui  para saber mais sobre os valores e competências do UNICEF.

O UNICEF está comprometido com a diversidade e inclusão em sua força de trabalho e incentiva todos os candidatos, independentemente de gênero, nacionalidade, origem religiosa e étnica, incluindo pessoas portadoras de deficiência, a se inscreverem para fazer parte da organização.

O UNICEF tem uma política de tolerância zero em condutas incompatíveis com as metas e objetivos das Nações Unidas e do UNICEF, incluindo exploração e abuso sexual, assédio sexual, abuso de autoridade e discriminação. O UNICEF também segue princípios estritos de proteção da criança. Todos os candidatos selecionados deverão aderir a esses padrões e princípios e, portanto, serão submetidos a uma referência rigorosa e verificações de antecedentes. A verificação de antecedentes incluirá a verificação de credenciais acadêmicas e histórico de empregos. Os candidatos selecionados podem ser solicitados a fornecer informações adicionais para conduzir uma verificação de antecedentes.

Observações:

Apenas os candidatos pré-selecionados serão contatados e avançam para a próxima etapa do processo seletivo.

APLIQUE AGORA

Anunciado:  09 de novembro de 2021, hora padrão da África do Sul
Prazo:  23 de novembro de 2021, hora padrão da África do Sul