Vaga Para Mobilizador Comunitário- (Várias Posições)


Contexto organizacional 

O Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS) é o braço operacional das Nações Unidas, apoiando a implementação bem-sucedida de projetos de construção da paz, humanitários e de desenvolvimento de seus parceiros em todo o mundo. Mandatado como um recurso central das Nações Unidas, o UNOPS fornece gestão de projetos sustentáveis, aquisições e serviços de infraestrutura para uma ampla gama de governos, doadores e organizações das Nações Unidas. Com mais de 8.000 funcionários espalhados por 80 países, o UNOPS oferece a seus parceiros o conhecimento logístico, técnico e de gestão de que precisam, onde precisam. Ao implementar cerca de 1.000 projetos para nossos parceiros a qualquer momento, o UNOPS faz contribuições significativas para os resultados locais, geralmente nos ambientes mais desafiadores.

Informações básicas - Projeto

O projecto 'Projecto de Recuperação da Crise do Norte em Moçambique' terá como base a Província de Cabo Delgado, apoiando o reassentamento de deslocados internos em 20 locais de relocalização. O projeto apoiará IDPs e comunidades anfitriãs para melhorar o acesso a serviços básicos e oportunidades econômicas. O projeto compreende 4 objetivos principais relacionados com o

● Componente 1: apoio social psicossocial e construção da paz na comunidade; e aumentar a confiança e a confiança entre o Estado e a sociedade.
● Componente 2: fornecimento de insumos agrícolas e pesqueiros, programas de dinheiro por trabalho para jovens e mulheres e fornecimento de kits para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas; e formação em empreendedorismo e gestão empresarial.

● Componente 3: a restauração de serviços básicos, pequenas obras para a produção agrícola, infraestrutura de educação e saúde e a construção ou reabilitação de infraestrutura escolar e de saúde e serviços comunitários e amenidades em locais temporários e de realocação e comunidades anfitriãs.

● Componente 4: fortalecimento da capacidade técnica das autoridades governamentais e dos governos locais para a gestão de conflitos.  Este componente também apoiará a implementação do projeto, gestão financeira, aquisições, salvaguardas, relatórios e monitoramento e avaliação.

O projeto será implementado em colaboração com autoridades governamentais e será orientado pelas várias diretrizes do programa fornecidas pelo Banco Mundial - como fonte de financiamento.

Espera-se que a equipe do projeto contenha equipe de gerenciamento do Programa, equipe de salvaguardas, equipe de monitoramento e avaliação e equipe de infraestrutura e exigirá uma participação significativa das partes interessadas e dos parceiros, envolvimento, coordenação e gestão.

Contexto local:

Embora o UNOPS tenha uma presença estabelecida em Moçambique, este novo projeto requer o estabelecimento de uma presença operacional no Norte, particularmente na capital provincial de Pemba. O UNOPS apoiará a PIU do Governo Nacional para entregar este projeto e garantir que o apoio adequado seja fornecido para construir capacidade sustentável em instituições relevantes

Informações básicas - específico do trabalho

O Mobilizador Comunitário será um membro chave do projeto sob a orientação do Gerente do Projeto e supervisão direta do Engenheiro Líder e Oficiais de Meio Ambiente e Salvaguardas Sociais. Ele (a) terá a tarefa de auxiliar na implementação de várias iniciativas lideradas pela comunidade, consultas às partes interessadas e engajamentos e planos e ajudar a garantir que os produtos / resultados conforme especificados em seus planos sejam entregues no prazo e contribuam para a realização dos resultados, e preparar relatórios / feedback para as ações e decisões da administração.

RESPONSABILIDADES FUNCIONAIS

  • Prestar assistência na concepção da estratégia de conscientização da comunidade e materiais a serem usados ​​para / pelos deslocados internos e comunidades anfitriãs e direcionar a comunicação de informações às pessoas / comunidades afetadas pelo projeto identificadas pelas equipes do projeto.
  • Fornecer assistência em termos de coordenação com PDI apropriado e representantes da comunidade anfitriã e outras partes interessadas relevantes para coordenar as atividades dos componentes 1, 2 e 3 dos NCRPs e obter seu envolvimento, participação de apoio e defesa;
  • Fornecer suporte no planejamento e orçamento, preparação de planos de trabalho, implementação, monitoramento e acompanhamento da implementação das atividades do projeto e iniciativas lideradas pela comunidade e cumprimento das disposições e tarefas e responsabilidades no âmbito dos Componentes 1, 2 e 3 do projeto.
  • Fornecer assistência na implementação de todos os aspectos das operações de conscientização da comunidade na área do projeto.
  • Auxiliar a equipe do projeto na identificação dos beneficiários e garantir sua participação ativa nas atividades do projeto
  • Mobilizar e facilitar a participação ativa de jovens, mulheres e outros grupos vulneráveis ​​para participar do planejamento, monitoramento, implementação e avaliação de iniciativas de desenvolvimento comunitário
  • Coletar dados e informações relevantes necessários para o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação do projeto NCRP, bem como realizar o monitoramento e avaliação regulares dos planos, atividades e metas do projeto
  • Auxiliar na implementação das atividades de conscientização e informação por meio de estreita coordenação com as equipes de ligação com a comunidade.
  • Facilitar a gestão de reclamações para os componentes do projeto, conforme estipulado no ESMF, incluindo a criação de um comitê local de reparação de reclamações e capacitá-los a usar os canais disponíveis, incluindo o Mecanismo de Diálogo e Reclamações (MDR)
  • Notifique o Especialista em Desenvolvimento Comunitário (CDS) sobre atrasos previstos ou quaisquer preocupações da comunidade relacionadas ao projeto, desenvolva a capacidade de jovens, mulheres e grupos vulneráveis ​​dentro dos deslocados internos e da comunidade anfitriã para engajar coletivamente os líderes locais nas questões identificadas.
  • Auxiliar na gestão de operações; transporte, segurança, comunicações internas, planejamento, verificação de propriedade da terra / documentação de propriedade e acordos de beneficiários selecionados ou locais selecionados.
  • Auxiliar na redação e preparação de comunicados à imprensa, documentação de histórias de impacto baseadas em evidências do projeto e outros materiais de comunicação para aprovação posterior pelo Especialista em Desenvolvimento Comunitário, também os resumos e pontos de discussão para discussões com parceiros em relação ao projeto.
  • Quaisquer outras funções solicitadas pelo CDS, PM e Engenheiro Líder e pelo Oficial de Meio Ambiente e Salvaguardas Sociais.

EDUCAÇÃO

  • É necessária a conclusão do ensino médio com cinco (5) anos de experiência;
  • O Certificado de Diploma em Desenvolvimento Comunitário, Mobilização Comunitária ou disciplinas equivalentes será uma vantagem adicional com 3 anos de experiência profissional relevante podendo ser aceitos no lugar dos respectivos anos de experiência .;
  • O primeiro diploma universitário em desenvolvimento comunitário, mobilização comunitária ou disciplinas equivalentes com 1 ano de experiência relevante será uma vantagem adicional.

EXPERIÊNCIA

  • É necessário ter pelo menos 5 anos de experiência em coordenação / mobilização / envolvimento da comunidade.
  • Experiência anterior de trabalho em projetos de desenvolvimento com experiência em ONG / ONU é uma vantagem.
  • Experiência em trabalhar com autoridades locais e comunidades locais é uma vantagem adicional.

LÍNGUAS

  • É necessário excelente domínio da língua portuguesa (oral e escrita). Recomenda-se o conhecimento dos idiomas locais. O conhecimento da língua inglesa é uma vantagem.

COMPETÊNCIAS

Trata todos os indivíduos com respeito; responde com sensibilidade às diferenças e incentiva os outros a fazerem o mesmo. Respeita as normas éticas e organizacionais. Mantém altos padrões de confiabilidade. Modelo de papel para diversidade e inclusão.
Atua como um modelo positivo, contribuindo para o espírito de equipe. Colabora e apóia o desenvolvimento de outras pessoas. Apenas para gerentes de pessoal:  atua como um modelo positivo de liderança, motiva, dirige e inspira outras pessoas a terem sucesso, utilizando estilos de liderança apropriados.
Demonstra compreensão do impacto do próprio papel em todos os parceiros e sempre coloca o beneficiário final em primeiro lugar. Constrói e mantém relacionamentos externos sólidos e é um parceiro competente para os outros (se relevante para a função).
Estabelece com eficiência um curso de ação apropriado para si mesmo e / ou outros para atingir uma meta. As ações levam ao cumprimento total das tarefas por meio da preocupação com a qualidade em todas as áreas. Vê oportunidades e toma a iniciativa de agir de acordo com elas. Entende que o uso responsável de recursos maximiza nosso impacto sobre nossos beneficiários.
Aberto a mudanças e flexível em um ambiente de ritmo acelerado. Adapta eficazmente a própria abordagem para se adequar às mudanças de circunstâncias ou requisitos. Reflete sobre as experiências e modifica o próprio comportamento. O desempenho é consistente, mesmo sob pressão. Sempre busca melhorias contínuas.
Avalia dados e cursos de ação para chegar a decisões lógicas e pragmáticas. Adota uma abordagem imparcial e racional com riscos calculados. Aplica inovação e criatividade à resolução de problemas.
Expressa ideias ou fatos de forma clara, concisa e aberta. A comunicação indica uma consideração pelos sentimentos e necessidades dos outros. Ouve ativamente e compartilha conhecimento de forma proativa. Lida com conflitos de forma eficaz, superando as diferenças de opinião e encontrando um terreno comum.

CONSIDERAÇÕES ADICIONAIS

  • UNOPS - KEMCO está recrutando para Mobilizadores Comunitários por meio de um Processo de Recrutamento de Emergência (EPP).
  • Observe que a data de fechamento é meia-noite, horário de Copenhague
  • Inscrições recebidas após a data de encerramento não serão consideradas.
  • Apenas os candidatos pré-selecionados para entrevistas serão notificados.
  • Candidatas qualificadas são fortemente encorajadas a se inscrever.
  • O UNOPS procura acomodar razoavelmente candidatos com necessidades especiais, mediante solicitação.
  • Harmonização da vida profissional - O UNOPS valoriza sua gente e reconhece a importância de equilibrar as demandas profissionais e pessoais. Temos uma política progressiva de harmonização entre trabalho e vida pessoal e oferecemos várias opções de trabalho flexíveis. Esta política se aplica ao pessoal do UNOPS em todos os tipos de contrato
  • Apenas para cargos na equipe, o UNOPS reserva-se o direito de indicar um candidato em um nível inferior ao nível do cargo anunciado
  • Para contratos de avença, você deve completar alguns Cursos Obrigatórios (cerca de 4 horas) em seu próprio tempo, antes de prestar serviços ao UNOPS.
  • O titular é responsável por cumprir as políticas de segurança, instruções administrativas, planos e procedimentos do Sistema de Gestão de Segurança da ONU e do UNOPS.

É política do UNOPS conduzir verificações de antecedentes de todos os recrutas / estagiários em potencial. O recrutamento / estágio no UNOPS depende dos resultados dessas verificações.

TIPO, NÍVEL E DURAÇÃO DO CONTRATO

 

  • Tipo de contrato:  Contrato de empreiteiro individual local
  • Nível do contrato:  ICS 5 / LICA 5
  • Duração do contrato:  ICA contínuo - 'Sem termo, sujeito a requisitos organizacionais, disponibilidade de fundos e desempenho satisfatório.'

Esta posição NÃO é baseada em um posto de serviço familiar.
Este é um posto local. Como tal, está aberto apenas a cidadãos moçambicanos ou pessoas com autorizações de residência válidas.

Para obter mais detalhes sobre a modalidade contratual do ICA, acesse este link:
https://www.unops.org/english/Opportunities/job-opportunities/what-we-offer/Pages/Individual-Contractor-Agreements.aspx

INFORMAÇÕES DE FUNDO - UNOPS

O UNOPS é um braço operacional das Nações Unidas, apoiando a implementação bem-sucedida dos projetos de construção da paz, humanitários e de desenvolvimento de seus parceiros em todo o mundo. Nossa missão é ajudar as pessoas a construir uma vida melhor e os países a alcançar um desenvolvimento sustentável.

As áreas de especialização do UNOPS cobrem infraestrutura, compras, gestão de projetos, gestão financeira e recursos humanos.

Trabalhando conosco

O UNOPS oferece oportunidades de trabalho de curto e longo prazo em ambientes diversos e desafiadores em todo o mundo. Procuramos profissionais criativos e focados em resultados, com competências nas mais variadas disciplinas.

Diversidade

Com mais de 4.000 funcionários do UNOPS e aproximadamente 7.000 funcionários recrutados em nome de parceiros do UNOPS espalhados por 80 países, nossa força de trabalho representa uma ampla gama de nacionalidades e culturas. Promovemos uma força de trabalho equilibrada e diversificada - uma força que nos ajuda a entender melhor e atender às necessidades de nossos parceiros, e nos esforçamos continuamente para melhorar nosso equilíbrio de gênero por meio de iniciativas e políticas que incentivam o recrutamento de candidatas qualificadas.

Harmonização da vida profissional

O UNOPS valoriza sua gente e reconhece a importância de equilibrar as demandas profissionais e pessoais.
Escritório Multinacional no Quênia (KEMC O) O Escritório Multinacional do
UNOPS no Quênia está localizado em Nairóbi, Quênia, o Escritório Multinacional no Quênia administra um portfólio crescente de compromissos, incluindo riscos estratégicos e operacionais associados. A sub-região KEMC atualmente consiste em um Centro de Operações estabelecido em Nairobi / Quênia, que gerencia um portfólio de compromissos em vários países na África do Sul e Oriental. Isso inclui projetos transacionais em parceria com as Agências da ONU sediadas em Nairóbi, UN-Habitat e UNEP, e vários projetos 'operacionais' no Quênia, Uganda, Tanzânia, Zimbábue, Zâmbia, Moçambique e estados insulares.

A Agência Integrada de Desenvolvimento do Norte (ADIN) é uma instituição pública que promove o desenvolvimento socioeconómico nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula. A sua Sede encontra-se na Província de Cabo Delgado., E o seu mandato abrange a articulação e coordenação de programas, promoção do desenvolvimento empresarial, investimentos e emprego no norte de Moçambique. A ADIN também atua nas áreas de mobilização de recursos, assistência multiforma a populações afetadas por conflitos, promove eventos socioculturais e esportivos.

Fazemos o possível para fornecer a você as informações mais precisas, mas as datas de fechamento podem estar erradas em nosso site. Verifique a página da organização de recrutamento para obter as informações exatas. Os candidatos são responsáveis ​​pelo cumprimento dos prazos e são incentivados a enviar as inscrições com bastante antecedência.
Antes de se inscrever, certifique-se de ler os requisitos para a posição e de se qualificar.
As inscrições de candidatos não qualificados provavelmente serão descartadas pelo gerente de recrutamento.

APLIQUE

 

 

 

Local:  Pemba (Moçambique)

  • Data de fechamento:  22/11/2021