Contexto Operacional: O
ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, é uma organização global dedicada a salvar vidas, proteger direitos e construir um futuro melhor para requerentes de asilo, refugiados, deslocados internos, retornados e apátridas. A operação em Moçambique tem sede em Maputo, escritório de campo em Nampula e sub-escritório em Pemba. O titular ficará baseado em Nampula; no entanto, também irá apoiar a implementação de actividades no Niassa e Zambézia, exigindo missões de campo frequentes. A língua de trabalho nos escritórios do ACNUR em Moçambique é o inglês.
O titular apoiará a operacionalização da visão estratégica para alinhar os meios de subsistência e os esforços de inclusão econômica com o Pacto Global sobre Refugiados (GCR) e a Política de Envolvimento em Situações de Deslocamento Interno, que ressalta a necessidade de mobilizar atores adicionais e adotar um conjunto de -abordagem da sociedade para fortalecer a autoconfiança das pessoas deslocadas à força e ajudar a aliviar a pressão sobre os países anfitriões.
O titular colaborará estreitamente com os parceiros de subsistência do ACNUR, entidades governamentais, setor privado, provedores de serviços financeiros e outras partes interessadas relevantes para aumentar a inclusão econômica e melhorar a autossuficiência de pessoas de interesse (PoC) e membros vulneráveis da comunidade anfitriã. O titular também explorará oportunidades de colaboração com outras áreas funcionais do ACNUR, por exemplo, proteção e soluções, educação, dinheiro, VG e outros. Espera-se que ele documente boas práticas e resultados, garantindo o envolvimento e a coordenação regulares com diferentes organizações humanitárias, de desenvolvimento e governamentais. partes interessadas. Ele/ela ajudará na mobilização de pessoas deslocadas à força de diferentes idades, sexo,
O titular estará em contato direto com as pessoas, às vezes em condições extremamente vulneráveis, exigindo abertura, paciência e maior respeito do titular. Facilidades básicas estão disponíveis nos assentamentos e locais de operação; no entanto, espera-se que o titular lide com longas horas de trabalho ao ar livre.
Observe também que o envolvimento em um esquema de afiliados do ACNUR está sujeito à comprovação de vacinação contra o COVID-19.
Obrigações:
– Explorar parcerias com partes interessadas relevantes para aumentar a inclusão econômica do ACNUR PoC. Isso inclui trabalhar com agências de desenvolvimento econômico para adaptar seus programas para se tornarem inclusivos do ACNUR PoC.
– Trabalhar com o setor privado para aumentar a inclusão do ACNUR PoC em sua força de trabalho e cadeias de suprimentos, trabalhando com provedores de serviços financeiros para aumentar a inclusão financeira e trabalhando com provedores de serviços do setor público e privado para incluir o ACNUR PoC em serviços de apoio (desenvolvimento de negócios , microfinanças, formação, contas de poupança, redução da pobreza e protecção social, etc.).
– Trabalhar com a equipa multifuncional, mais concretamente com a Unidade de Proteção, para recolher informação sobre o enquadramento legal do direito ao trabalho e direitos no trabalho.
– Apoiar a implementação de pesquisas de classificação socioeconômica e de riqueza para informar o direcionamento, monitoramento e facilitação do envolvimento de programas de desenvolvimento.
– Participar das avaliações necessárias em colaboração com as partes interessadas públicas e privadas relevantes, incluindo avaliações de impacto nas economias locais e pesquisas que ajudem a informar intervenções e identificar oportunidades de investimento e financiamento que melhorem a inclusão econômica do ACNUR PoC.
– Caso o ACNUR esteja implementando atividades específicas de meios de subsistência, trabalhe em estreita colaboração e forneça assistência técnica nas intervenções de meios de subsistência para ajudar a garantir que sejam baseadas no mercado e que o papel do ACNUR tenha sido estrategicamente determinado considerando sua vantagem comparativa em relação a outros parceiros.
– Estabelecer contacto com parceiros e autoridades sobre questões relacionadas com os meios de subsistência sob a orientação técnica do supervisor.
– Preparar relatórios de campo e outros relatórios relevantes relacionados aos meios de subsistência e fazer recomendações para intervenções que melhorem a inclusão econômica dos refugiados ao oficial designado.
– Garantir que as atividades do projeto sejam devidamente documentadas e com visibilidade adequada.
- Executar outras tarefas afins, conforme necessário.
Requisitos mínimos:
Formação e experiência profissional
3 anos de experiência relevante com diploma do ensino médio; ou 2 anos de experiência de trabalho relevante com Bacharelado ou equivalente ou superior.
Educação: Certificados e/ou Licenças
Gestão Empresarial,
Economia,
Gestão Financeira,
Agricultura ou outra área relevante
Experiência Profissional Relevante: Experiência
Essencial
em facilitar a inclusão econômica de grupos vulneráveis e marginalizados em colaboração com partes interessadas internas e externas, idealmente em contextos de campo variados. Experiência em trabalhar em parceria com o setor privado, ONGs, organizações da ONU, atores do desenvolvimento e autoridades governamentais em subsetores relevantes para a programação de meios de subsistência, por exemplo, inclusão financeira, emprego, empreendedorismo, desenvolvimento do setor privado, desenvolvimento econômico local, redução da pobreza, agricultura, pecuária, educação profissional e técnica, e treinamento, etc.
Desejável
Exposição prévia a operações e funções de refugiados/IDP do ACNUR relacionadas à administração do escritório e atividades do programa. Conhecimento sobre os últimos desenvolvimentos no setor de meios de subsistência, incluindo processos mais amplos da ONU sobre os ODS e o Pacto Global sobre Refugiados. Conclusão de programas de aprendizagem do ACNUR ou treinamento específico relevante para as funções do cargo
Competências Funcionais:
EX-Experiência com Organização Inter/Não Governamental (ONG/ONG)
LV-Subsistências e subsetores (melhoria da cadeia de valor, microfinanças, assistência em dinheiro, etc.)
EX-Experiência de campo
Excelentes habilidades orais e escritas; excelente redação, formulação, habilidades de relatório;
Requisitos de idioma:
Conhecimento de inglês e/ou idioma de trabalho da ONU da estação de serviço, se não inglês.
Requisitos de competência:
Competências Essenciais
Responsabilidade
Comunicação
Consciência Organizacional
Trabalho em Equipe e Colaboração
Compromisso com a Aprendizagem Contínua
Orientação para o Cliente e Resultados
Competências Gerenciais
Fortalecendo e Construindo Confiança
Competências Multifuncionais
Pensamento Analítico
Planejamento e Organização do
Gerenciamento das Partes Interessadas
Elegibilidade:
Candidatos externos: Os candidatos externos devem atender aos requisitos mínimos essenciais do cargo e os candidatos não cidadãos do país devem cumprir todos os requisitos de elegibilidade para o emprego de acordo com os pré-requisitos legislativos vigentes no país.
Remuneração:
É oferecido um pacote competitivo de remuneração e benefícios. Para obter informações sobre salários, subsídios e benefícios da ONU, visite o portal da Comissão Internacional do Serviço Civil em: http://icsc.un.org
Submissão de Candidaturas: Os candidatos são convidados a candidatar-se online e preencher a carta de motivação obrigatória. Para obter ajuda com o login no Portal Externo MSRP ou com inscrições on-line, entre em contato com a Unidade de RH bem antes do prazo para dar tempo suficiente para que qualquer problema técnico seja resolvido. As vagas externas são publicadas no site externo do ACNUR – https://www.unhcr.org/careers.html – Carreiras – Oportunidades de carreira – Outras oportunidades – Vagas – ordenar por Local ou pesquisar por número de vaga.
Não serão aceites candidaturas não assinadas, incompletas e atrasadas. Apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados. Os candidatos pré-seleccionados serão obrigados a fazer uma prova escrita e/ou entrevista oral. O ACNUR não cobra taxas em nenhuma fase do processo de recrutamento (candidatura, entrevista, processamento ou quaisquer outras taxas).
A avaliação dos candidatos será realizada com base nas informações apresentadas durante a inscrição. Os candidatos devem fornecer informações completas e precisas relativas ao seu perfil pessoal e qualificações. Nenhuma alteração, adição, exclusão, revisão ou modificação deve ser feita nos pedidos que foram enviados. Os candidatos sob consideração séria para seleção estarão sujeitos a verificações de referência para verificar as informações fornecidas na inscrição.
O ACNUR encoraja fortemente que candidatas do sexo feminino qualificadas se inscrevam. O ACNUR procura garantir que funcionários do sexo masculino e feminino tenham oportunidades iguais de carreira. O ACNUR está comprometido em alcançar a diversidade da força de trabalho em termos de gênero, deficiência, estado civil ou conjugal, raça, cor ou origens étnicas e nacionais, religião ou crença ou orientação sexual. Todas as candidaturas serão tratadas com a mais estrita confidencialidade.
O ACNUR tem uma política de tolerância zero contra Exploração e Abuso Sexual (SEA). SEA é um comportamento inaceitável e uma conduta proibida para o pessoal do ACNUR. Constitui atos de falta grave e, portanto, motivo para medidas disciplinares, incluindo demissão.
Quaisquer preocupações ou suspeitas sobre um possível caso de SEA devem ser comunicadas imediatamente ao Gabinete do Inspetor-Geral (IGO) eminspector@unhcr.org ou através do formulário de reclamação online em https://www.unhcr.org/php/complaints.php ou por fax confidencial: +41 22 739 73 80.
Para quaisquer problemas técnicos encontrados durante a candidatura online, por favor envie um e-mail para o endereço de e-mail abaixo intitulado "Consulta de VA on-line - seu nome e sobrenome". Recursos Humanos Maputo mozma@unhcr.org.
0 Comentários